O que é SEO?

Definir o que é SEO – Search Engine Optimization – de maneira direta, é dizer que ele é um otimizador de sites, que aumenta as visualizações e interações de um site, através de uma série de estratégias e técnicas que melhoram o posicionamento nos resultados orgânicos dos programas de busca como o Bing, Yahoo e o Google.

A pessoa que desenvolve ou administra a página online deve conhecer e saber o que é SEO durante a sua produção, pois isso aumenta as formas de otimização interna, fazendo com que o site/página tenha um maior posicionamento em programas de buscas.

Como saber o que é SEO pode ajudar um site?

Quando for iniciar uma campanha de otimização do seu site, você irá notar que o posicionamento das palavras-chaves da sua empresa (através site) está diretamente ligado ao número de acessos que ele recebe, então saber escolher as palavras-chaves (trabalho do SEO), é uma forma de gerar visibilidade a empresa e conversões ao site.

O trabalho do SEO é também entender que cada site tem o seu próprio objetivo. Por exemplo: um blogueiro quer que seus visitantes leiam os seus posts e um e-commerce quer vender. Esses objetivos são chamados de conversão.

E independente de qual seja o seu objetivo, é a otimização do seu site que irá permitir que um público alinhado conheça o seu trabalho.

Qual a diferença do SEO para os Links Patrocinados?

seo-x-links-patrocinados

É necessário não se confundir entre o que é SEO e o que são Links Patrocinados. A diferença visual entre os dois é pouca, mas a prática é bem diferente.

Os resultados patrocinados são anunciados através da plataforma Adwords e as aparições em primeiro são maiores, mas as chances de rejeição também são muito grandes. Isso acontece porque os aparecimentos podem ocorrer com qualquer palavra sem relevância.

Já com as técnicas de SEO, o site só vai aparecer na frente quando as palavras realmente tiverem relevância, então as chances de quem procura encontrar o que realmente quer são maiores.

Exemplo: ao jogar “diversão infantil” na busca, pode aparecer uma loja de brinquedos na primeira opção, por ser link patrocinado, mas o que você realmente procura são brincadeiras para uma festa e não a realização de compras.

Isso, comprova que as visitas através das técnicas de SEO podem ser menores do que as do Link Patrocinado, mas o percentual de conversões é bem maior.

Na própria internet você encontra sites e vídeos que explicam passo a passo o que é SEO e como fazer para utilizá-lo em seu site. Lembre-se que ele é ótimo para tornar a sua página maior, com mais visitantes e mais chances de conversão, então com um bom trabalho o seu objetivo pode ser alcançado.

Mas também não esqueça que esse não é um trabalho que traz resultados da noite para o dia, é algo de médio a longo prazo, normalmente a partir do quarto mês de trabalho já é possível notar diferenças.

Por isso não se desespere, estude sobre o SEO, dedique-se a isso e logo você verá o seu site entre as primeiras opções dos sites de busca.